Pranayama

Prana é a energia vital que tudo permeia, inclusive o ar que você respira é carregado de prana.
Esta energia vital é pura inteligência que pode ser qualificada e transformada naquilo em que você mais concentra sua atenção e emoção.

O Prana é fundamental para o aumento da sua energia criadora.

Você pode exercitar o prana e aumentar seu poder através da prática do Pranayama, exercícios respiratórios que vãolimpar sua energia e aumentar seu poder pessoal.

Veja abaixo a prática:

Pranayama quer dizer domínio de Prana ou energia vital. È uma prática de respiração que provoca em paralelo a absorção de Prana pelo corpo vital, através dos dutos Píngala e Ida e pelos chakras. Podemos ficar semanas sem comer e sem beber, dias sem dormir, mas sem respirar agüentamos no máximo alguns minutos, devido à interrupção de oxigênio e principalmente de Prana.

* Condições:

O ambiente deve ser limpo, bastante arejado com ar puro, e a prática deve ser feita durante o dia preferencialmente, pela maior presença de Prana emanado pelo Sol. A prática ao ar livre e na natureza é ideal, mas nem sempre possível. Pode ser feita em qualquer hora do dia, sendo que a melhor hora é 6 da manhã, seguindo-se 12 e 18 horas, devido a serem horas de mudança das principais energias ocultas presente na natureza.
O corpo deve estar limpo a posição pode ser em pé, ou sentada com a coluna na vertical e mãos apoiadas nas coxas, ou em posições orientais de meditação (purâsana, padmâsana, samanâsana). A posição deve ser voltada para o norte em ambiente interno, ou voltada para o Sol ao ar livre. Os sentimentos devem ser serenados, e com a mente calma, sempre antes de qualquer pranayama, mentalizar o prana, na forma de pequenos glóbulos vitais presentes no ar atmosférico, como sendo uma energia que vai entrar pela respiração e que dará força e vitalidade.

*Técnicas:

1- Método Quaternário, de quatro etapas, com uma mesma medida de tempo e sem abusos

Inspire pelas duas narinas, mentalizando o Prana entrando, como glóbulos de vitalidade de cor róseo-violácea;
Guarde o ar nos pulmões, mentalizando que o Prana está sendo absorvido:
Expire o ar pelas duas narinas, mentalizando o ar saindo sem Prana, com os glóbulos sem cor; e
Mantenha os pulmões sem ar, mentalizando que o Prana foi armazenado e sentindo mais vida.
Notas :

Iniciar com um tempo fixo de 5 segundos para cada fase, contado mentalmente. Periodicamente tentar aumentar o tempo para 6 segundos, 7 segundos e assim sucessivamente, de forma natural e sem forçar, até chegar no tempo de 25 segundos. Este processo costuma demorar um ou mais anos para se atingido de forma natural, e o Prana vai sendo cada vez mais absorvido e em maior quantidade. Após chegar no estágio máximo, seguem-se etapas intensificadas que buscam os limites individuais, porém ainda sem exageros. Em cada pranayama devem ser feitos no mínimo 7 ciclos completos de 4 etapas.
A cada duas horas existe a mudança do momento de Píngala, onde a marina direita está totalmente aberta e a esquerda quase fechada, para o momento de Ida com a narina esquerda totalmente aberta e direita quase fechada. Após meses de prática de pranayama, deve-se procurar o momento de Susumna, onde as duas narinas estão igualmente abertas, isto provoca um equilíbrio nervoso muito mais intenso. Repare em sua respiração e você comprovará que estes ciclos ocultos de 2 horas realmente existem.

2 – Método da Respiração Completa

Para ajudar, durante o dia faça algumas respirações completas sempre que possível (de 10 a 20). Nós usamos apenas 1/3 da capacidade pulmonar, e a respiração completa permite aumentar esta capacidade e uma maior absorção de Prana e vitalidade. É simples, mas respirar assim algumas vezes por dia, vitaliza e dá saúde :

Encha ao máximo os pulmões pelas narinas com a ajuda do diafragma, empurrando a barriga para fora e o ar para cima,
Com os pulmões 100% cheios, retenha o ar alguns segundos e depois expire pelas narinas.
Se você considerar os nossos ensinamentos do corpo vital e da energia Prana,
e se praticar fielmente o pranayama indicado, gradativamente você vai se sentir mais disposta(o), mais saudável e vitalizada(o). Nunca desista, pratique sempre o pranayama e a respiração completa, só assim, você poderá se beneficiar e comprovar as verdades ocultas, usando o seu próprio corpo como laboratório e sua mente como a grande pesquisadora e observadora. Os conselhos para proteção contra vampirismo consciente e inconsciente de outras pessoas, são práticos e dão muito resultado, pois fazem parte dos conhecimentos usados pelos ocultistas no dia a dia, enfrentando as influências de locais e de pessoas.

Existem outras técnicas de pranayamas alternados, que somente são praticadas em processo de iniciação.

Reprograme-se
Ame-se

Simone El Hage
[email protected]
VIDA: Prosperidade e Produtividade

Pranayama

Energia Vital
Feito com